RDS Mamirauá
AM

estatísticas da área

Espécies registradas::
234
Espécies com foto:
219
Espécies com som:
82
Total de registros:
1489
Total de fotos:
1343
Total de sons:
146

primeiros registros fotográficos

cigarrinha-do-campo Novo!
Fábio Martins 2
bacurau-da-praia Novo!
Guilherme Manzione
maçarico-de-sobre-branco Novo!
Fábio Martins 2
surucuá-de-barriga-vermelha
Fábio Martins 2
gavião-pato
Guilherme Manzione

primeiros registros sonoros

pomba-botafogo
Fernando Pacheco
anu-coroca
Fernando Pacheco
fim-fim
Fernando Pacheco
andorinhão-de-chapman
Fernando Pacheco
Áreas de Observação

Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Unidade de conservação estadual de 1.124.000 hectares, sendo a maior área protegida de várzea do mundo. A reserva está localizada na região do Médio Rio Solimões, sendo limitada pelos rios Solimões, Japurá e Auati-paranã. Está inserida no Corredor Central da Amazônia, é Sítio do Patrimônio Natural da UNESCO, faz parte da Reserva da Biosfera da Amazônia e é reconhecida pela Convenção de RAMSAR.

História

A RDS Mamirauá foi criada inicialmente com o intuito de proteger o uacari-branco (Cacajao calvus calvus). A ideia partiu do primatólogo José Marcio Ayres que, juntamente com a sua esposa à época Deborah Lima, o fotógrafo Luis Cláudio Marigo e outros colegas, submeteu a proposta à SEMA que decretou a criação da Estação Ecológica Mamirauá. Em 1996 a EEM foi recategorizada como RDS Mamirauá, a primeira do Brasil. Essa mudança foi um marco na conservação brasileira, uma vez que começou a levar em conta a participação dos moradores locais.

Infra-estrutura

A visitação ocorre por meio da Pousada Uacari, uma hospedagem flutuante a uma hora da cidade de Tefé. Abriga até 20 hóspedes por vez. A Pousada tem três opções de pacotes, 3 noites (sexta a segunda), 4 noites (segunda a sexta) e sete noites. As diárias incluem três refeições por dia, dois passeios e uma atividade noturna. Até hoje foram identificadas 361 espécies de aves na área.

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências